Pular para o conteúdo principal

70 anos da Escola Dr. David Fontoura de Barcelos

Há 70 anos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. David Fontoura de Barcelos nasceu como um grupo escolar municipal. Desde 24 de abril de 1948, quando a escola foi inaugurada, a comunidade do Bairro Barcelos tem sido servida por uma instituição de ensino de relevante papel no desenvolvimento das gerações que por suas dependências passaram.

https://escoladavidbarcelos.wordpress.com/2009/09/
Fachadas da  E.E.E.F. Dr. David Fontoura de Barcelos - Arquivo da escola


A edição do Jornal do Povo de 3 de maio daquele ano de 1948, última página, traz as informações sobre o dia festivo da inauguração daquele educandário:

Criado recentemente por Decreto do govêrno prefeitural, teve lugar dia 24 do corrente, às 9 horas, a solenidade de inauguração do Grupo Escolar "Dr. David Fontoura de Barcellos", sito à Vila Barcelos, nesta cidade, regido pelas professoras Stela Marques e Terezinha Zinn, sob a direção da professora Norma Preussler.
A inauguração oficial, que esteve a cargo do sr. Prefeito, dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, contou com a honrosa presença do Exmo. sr. dr. Danton de Oliveira, Juiz de Direito da 2.ª vara, Mons. Armando Teixeira, Pároco local, industrialista Edwino Schneider, Waldomiro Carvalho Bernardes, Sub Prefeito da séde e professora Alba Carlos Lima, Orientadora do Ensino Municipal, além de grande número de convidados especiais. O ato inaugural obedeceu o seguinte programa:
1.º - Inauguração oficial pelo sr. Prefeito.
2.º - Hino Nacional, cantado pelos alunos.
3.º - Entronização da imagem de Santa Terezinha. Canto "Queremos Deus".
4.º - Saudação ao sr. Prefeito, pelo aluno Darcy Kenel.
5.º - Saudação à Orientadora, professora Alba Carlos Lima pela aluna Yara Barreto.
6.º - Inauguração do retrato do patrono, Dr. = David Fontoura de Barcelos.
7.º - Biografia do patrono.
8.º - A escola, por Galdina Prus.
Após as solenidades programadas, foram os presentes obsequiados com finas bebidas, a todos impressionando a gentileza e a fidalguia das dignas professoras do novel estabelecimento de ensino.

O patrono do então grupo escolar, médico David Fontoura de Barcelos, descendia da família que dava nome à vila Barcelos. Era neto de David Soares de Barcelos, proprietário original das terras que depois constituíram o bairro, e filho de Epaminondas Soares de Barcelos e de Benta Xavier Fontoura.

David Barcelos medicou em Cachoeira por pouco tempo, transferindo-se para São Paulo e depois Porto Alegre, onde faleceu bastante jovem, aos 44 anos, em junho de 1943. No tempo que trabalhou em Cachoeira, integrou o corpo clínico do Hospital de Caridade, juntamente com os colegas médicos Tito Osório Torres, Milan Kras, José Félix Garcia, Sílvio Scopel e Arthur Frederico Decker.

Corpo médico do Hospital - Dr. David F. de Barcelos - 3.º em pé
- Fototeca do Museu Municipal

Apesar de ter sido inaugurada em 24 de abril de 1948, a comunidade escolar comemora o aniversário do educandário em 2 de julho. Em fevereiro de 1957, o governo do estado encampou a escola, deixando a mesma de ser um grupo escolar municipal.
                                                                                                                                                                    MR                                                                                                                           

Comentários

  1. Fiz o Primário nessa Escola. Tenho saudade daquele tempo e dos colegas que tive

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp